MARTÍRIO + DEBATE


Nesta quinta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, haverá um sessão especial da Rede Nacional de Pesquisa com o filme Martírio, de Vincent Carelli. A exibição acontecerá no Auditório A do prédio 4 (CTR) da ECA/USP, às 18h, seguida de debate com a presença do realizador em São Paulo com a participação online de especialistas nos estados da Bahia e Espírito Santo.


Martírio traz o retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio. 

A obra foi premiada em diversos festivais como Brasília, Recife, Mostra Internacional de São Paulo, além de ser considerada melhor filme brasileiro lançado em 2017 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.